Fique por dentro do que aconteceu na CES 2019 – a maior conferência mundial de tecnologia

A CES é o evento mundial mais significativo sobre tecnologia. É considerada o ponto de encontro global para todos que prosperam no negócio de tecnologias de consumo. Ela serviu como campo de testes para inovadores e tecnologias inovadoras por 50 anos – o estágio global em que as inovações de última geração foram introduzidas no mercado.

De propriedade e produzido pela Consumer Technology Association (CTA), a CES atrai os líderes empresariais e pensadores pioneiros do mundo todo. Karen Chupka, vice presidente executiva da CES afirma que “toda empresa deve agora adotar a tecnologia para ter sucesso”.

Como o maior evento prático desse tipo, a conferência apresenta todos os aspectos do setor. Em 2019, aconteceu de 8 a 11 de janeiro em Las Vegas e contou com mais de 4.500 expositores. Eles apresentaram as mais recentes inovações tecnológicas para cerca de 180 mil pessoas, sendo aproximadamente 55 mil participantes de fora dos Estados Unidos. Sejam startups ou empresas globais, elas conseguiram deixar o mundo animado com a promessa de tecnologia.

Durante os 4 dias de evento aconteceram mais de 400 painéis e palestras nos quais foram abordados 11 tópicos ligados à tecnologia:

  •  5G e internet das coisas
  • Automotivo
  • Blockhain
  • Casa e família
  • Design e fabricação de produto
  • Entretenimento imersivo
  • Esportes
  • Iniciantes
  • Publicidade, entretenimento e conteúdo
  • Robótica e inteligência de máquina
  • Saúde e bem estar

Cada um dos tópicos envolveu inúmeros temas. Entre eles: biometria, o futuro das parcerias de marca e marketing de influenciadores, e-sports, tecnologias avançadas que permitem a experiência futura do cliente, alto-falantes inteligentes e uma vida ativada por voz, a evolução do consumidor de hoje, etc.

Entre os palestrantes de destaque compareceram Ginni Rometty, presidente e CEO da IBM; Alexandria Sage, correspondente de tecnologia da Reuters; Ann Lewnes, vice presidente executiva e diretora de marketing da Adobe; Dr. Park, presidente e diretor de tecnologia da LG; Lauren Jarvis, chefe de parcerias de conteúdo do Spotify; e muitos outros.

Lares Inteligentes

As casas estão ficando mais inteligentes e mais eficientes, aceleradas por smartphones e tablets que interagem com objetos e dispositivos conectados. As funcionalidades abrangem desde o monitoramento básico de segurança até iluminação, cobertura de janelas, irrigação, sistemas de entretenimento e muito mais. A Consumer Technology Association (CTA) apresentou recentemente 3 tendências das casas inteligentes:

  • 1. Simplificação
    Simplificar nesse caso significa ter menos botões. Para isso, inteligência artificial e assistentes de voz são essenciais. Painéis de toques em estilo tablet apresentam outra interface de usuário importante. A combinação de voz e exibição permitirá uma experiência mais imersiva, na qual todos em uma casa podem interagir com o ecossistema. O engajamento por voz e toque permitirá que os dispositivos coletem dados, aprendam rotinas, detectem padrões e, por fim, criem uma experiência autônoma que antecipa suas necessidades.
  • 2. Conforto e Segurança
    A paz de espírito é uma das razões pelas quais os consumidores buscam dispositivos domésticos inteligentes. Câmeras de segurança que permitem ver o que está acontecendo quando você não está em casa ou campainhas inteligentes que podem ver quem está na porta quando você está ausente são alguns exemplos.
  • 3. Gestão de Energia
    Casas inteligentes precisam de um gerenciamento inteligente de energia. A tendência é que as casas gerem seu próprio suprimento de energia.

Trends To Watch 2019

No dia 6 de janeiro, Steve Koenig, Ben Arnold e Lesley Rohrbaugh, do CTA, apresentaram o Tech Trends to Watch de 2019 e deram uma prévia exclusiva das vendas e previsões de tecnologia de consumo dos EUA em janeiro. As tecnologias de inteligência artificial e conectadas estão levando a indústria de tecnologia de consumo dos EUA a um possível ano recorde.

Espera-se que tecnologias emergentes como alto-falantes inteligentes, dispositivos domésticos inteligentes, fones de ouvido sem fio, smartwatches e drones continuem a crescer em popularidade e que tecnologias inovadoras como as TVs 5G e 8K UHD estejam prontas para chegar ao mercado.

A CES já tem data para o próximo ano: irá acontecer de 7 a 10 de janeiro de 2020 novamente em Las Vegas, Nevada.

Deixe uma resposta

FREE PARA VOCÊ

Garanta seu Projeto de Automação ou Sonorização Ambiente totalmente sem custos!